O incremento da produção agrícola, além de ampliar o comércio, também fez com que as populações medievais aumentassem. Os feudos, não mais suportando uma densidade populacional em plena ascensão, perderam muitos dos seus integrantes para as novas cidades medievais.

Quais as grandes mudanças que se destacaram no final da Idade Média?

Esse período registrou a queda do feudalismo, a Reforma Religiosa, a Revolução Comercial, a colonização da América e o início da Era das Revoluções.

Quais foram as mudanças que ocorreram no sistema feudal ao final da Idade Média?

A Idade Média começou com a queda do Império Romano do Ocidente, em 476 d.C., e se encerrou com a tomada da capital do Império Bizantino, Constantinopla, pelos turcos-otomanos, em 1453.

Que mudanças ocorreram no final da Idade Média?

Muitas mudanças levaram ao fim da Idade Média. O sistema feudal se enfraqueceu, com o crescimento do poder dos reis em países como Portugal, Espanha, França e Inglaterra. Na década de 1450 foi inventada a imprensa, que permitiu a produção de livros em larga escala. Com isso, as pessoas se tornaram mais instruídas.

Resumo de História: IDADE MÉDIA(tudo que você precisa saber!)- Débora Aladim

Uma das mudanças mais significativas do período foi a centralização do poder, e isso entendemos como o fortalecimento da posição do rei e a formação dos Estados Nacionais, governados por monarquias. O fortalecimento da posição do rei aconteceu à medida que as relações feudais e de vassalagem enfraqueciam-se.

Resumo de História: IDADE MÉDIA(tudo que você precisa saber!)- Débora Aladim

Como aconteceu a centralização do poder nas mãos dos Reis?

Os reis começaram então a concentrar grandes poderes, em parte por causa do apoio e do dinheiro recebido dos burgueses. Ao longo de algum tempo, a aproximação entre o rei e a burguesia colocariam fim à fragmentação do poder. Entretanto, isso não significou a exclusão da nobreza feudal do poder.

Quais foram as mudanças ocorridas na sociedade?

Abolição da escravatura, êxodo rural e evolução dos meios de transporte são apenas alguns exemplos de acontecimentos que transformaram a sociedade. Por isso, são ocorrências de mudanças sociais. Para o sociólogo canadense Guy Rocher(1924)a mudança social deve ser observada sob a corrente histórica.

Quais foram as principais causas do fim da Idade Média?

O enfraquecimento do feudalismo e o fortalecimento do comércio resultaram no mercantilismo. Quando Constantinopla cai e o comércio com o Oriente fecha-se, a Europa volta-se para o Oeste. A exploração do Oceano Atlântico abriu novas fronteiras e consolidou o fim da Idade Média.

Quais os principais fatores que levaram as mudanças do feudalismo?

O mercantilismo e suas práticas econômicas como o metalismo, a manutenção da balança comercial favorável, o colonialismo e o protecionismo.

Quais foram as mudanças na Europa feudal?

A partir do século XI ocorreram algumas mudanças na Europa que acabaram levando a uma crise no sistema feudal. Essas mudanças causaram o aumento da produção de alimentos e isso acabou contribuindo para o crescimento da população e revigoramento das cidades e do comércio.

Quais foram os fatos que marcaram a Idade Média?

A respeito dos principais acontecimentos da Alta Idade Média, levando em consideração a Europa(ocidental e oriental)e o Oriente Médio, do século V ao século X, podem ser destacados: a formação do Império Carolíngio, o crescimento do Império Bizantino, o surgimento e a expansão do Islamismo etc.

O que provocou o fim da Idade Média e o início da era moderna?

Ela vem depois da Idade Média. Os historiadores consideram como início da Idade Moderna a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos — que marca o final do Império Romano do Oriente, ou Império Bizantino.

Quais as principais Carácterísticas da Idade Média?

As principais características da Idade Média são: o feudalismo, as relações de suserania e vassalagem, as Cruzadas, as ordens de cavalaria e a Peste Negra. O feudalismo foi o sistema pelo qual as terras dos reis foram dividas em feudos, nos quais trabalhavam os servos para seus senhores.

O que marca o fim da Idade Moderna?

Cronologicamente, a Idade Moderna começou com a conquista de Constantinopla pelos otomanos em 1453 e se encerrou com a tomada da Bastilha em 1789.

Quais as principais características do período feudal?

Características do feudalismo: política descentralizada, economia rural e sociedade estamental. Concessão de terras acontecia dentro da relação de fidelidade entre os homens, na qual o suserano concedia uma porção de terras para um vassalo.

Quais são as principais causas das mudanças sociais?

Entre os fatores que possibilitam que a mudança social aconteça estão o desenvolvimento de tecnologias, as guerras, as revoluções, o crescimento populacional e os desastres naturais. Observe que, de acordo com o motivador da mudança, ela poderá ser drástica ou se desenvolver no decorrer de um longo processo.

Como foi o processo de centralização do poder?

Na forma extrema de centralização do poder que ficou conhecido como Absolutismo, o rei assumiu para si o controle das principais instituições do Estado, estabelecendo leis e decidindo questões da justiça, sendo que sua autoridade não estava limitada por outros poderes a não ser as leis de Deus.

Como se deu o processo de centralização e fortalecimento do poder real?

Na França, a descentralização e o localismo políticos, existentes durante grande parte da Idade Média, começam a ceder lugar à centralização do poder real, já nos séculos XIII e XIV. Para que este fortalecimento se configurasse plenamente, decorreriam cerca de três séculos.

Como foi o processo de centralização política?

O processo de centralização política nas mãos do rei foi o símbolo da formação dos Estados Modernos na Europa, os exemplos mais clássicos desse processo foram Espanha, Portugal e França. As mudanças na forma de governar tornaram mais claras as diferenças entre o mundo moderno e o mundo feudal.

O que herdamos da Idade Média?

As universidades, bancos, o relógio mecânico, óculos, as ordens monásticas, a arte gótica, o canto gregoriano, a expansão marítima, a letra cursiva, as festas religiosas, são, entre muitas outras, contribuições que a Idade Média nos deixou.

O que representa a Idade Média?

Idade Média corresponde ao período entre a queda do Império Romano do Ocidente, no século V, e a tomada de Constantinopla pelo Império Turco-Otomano, no século XV.

Como foi a transição da Idade Média para Moderna?

A transição da Idade Média para a Idade Moderna foi marcada por inúmeras mudanças na Europa: o comércio se intensificou, as cidades se desenvolveram, a burguesia se tornou um grupo social muito poderoso, enquanto a nobreza e o clero perderam prestígio.