A cianose é uma condição caracterizada pela coloração azulada da pele, unhas ou boca, sendo normalmente um sintoma de doenças que podem interferir na oxigenação e circulação do sangue, como a insuficiência cardíaca congestiva(ICC)ou a doença pulmonar obstrutiva crônica(DPOC).

Fikante

O que é uma pessoa cianótica?

A cianose é a coloração azulada da pele decorrente de oxigenação insuficiente do sangue. A cianose surge quando circula pela pele sangue sem oxigênio(desoxigenado), que é mais azulado e menos vermelho.

Quais tipos de cianose?

Falta de ar ou dificuldade intensa para respirar, dor que piora com exposição ao frio, sonolência, confusão mental, tosse com febre e expectoração escura podem estar associadas com a causa da cianose.

O que é crise cianótica?

A crise cianótica, também conhecida como crise hipoxêmica, caracteriza-se por uma piora súbita da hipóxia com conseqüente aumento da cianose(1).

Cianose: O que é e qual a relação com a Asma?

Há três tipos de cianose. Cianose central: resultado de hipoxemia arterial; cianose periférica: associada à estase, a qual permite uma extração mais acentuada de oxigênio da hemoglobina contida no sangue periférico; cianose por alteração da hemoglobina(Tabela 1)3,4.

Cianose: O que é e qual a relação com a Asma?

Como identificar cianose central?

Sinais e sintomas Na cianose central de causa pulmonar, as crianças podem estar agitadas, apresentar quadro de tosse, rouquidão, sinais de dificuldade respiratória como respiração acelerada e retração dos músculos que auxiliam a respiração. Perante uma causa infeciosa, a criança pode apresentar febre.

Como tratar Metahemoglobina?

A concentração sangüínea de metemoglobina é importante, sobretudo nos casos agudos. O tratamento básico consiste na remoção do agente causador, administração de oxigênio e observação. Casos graves devem ser tratados com azul-de-metileno, antídoto específico, porém ineficaz em algumas situações.

Porque ocorre a icterícia?

Na icterícia, a pele e a parte branca dos olhos ficam amareladas. Ela ocorre quando há excesso de bilirrubina(um pigmento amarelo)no sangue - uma condição denominada hiperbilirrubinemia.

O que é cianose na enfermagem?

Cianose é uma coloração azulada na pele, nos lábios e no leito ungueal(unhas)causada por uma escassez de oxigênio no sangue.

O que significa uma hipoxemia?

Enquanto a hipoxia se refere a baixos níveis de oxigênio nos tecidos do corpo, a hipoxemia se refere a baixos níveis de oxigênio no sangue.

O que significa a palavra eritematosa?

Eritema é o nome clínico para manchas vermelhas na pele. O Eritema pode ser diferenciado de outras patologias, a medida em que ele some quando é pressionado e reaparece quando a pressão acaba.

Como avaliar a cianose?

Avaliação da presença de cianose O paciente pode estar com a coloração mais azulada por um hipoperfusão sanguínea em razão de frio(cianose periférica causada pela vasoconstrição periférica induzida pelo frio), neste caso, tente esquentar a mão do paciente e observar se melhora.

Como se chama pus na enfermagem?

Abcesso. O abcesso é uma coleção de material purulento(pus)que normalmente se forma devido a uma infecção por bactéria.

O que é cianose no parto?

Trata-se de uma coloração azulada que surge na pele ou nas mucosas, sendo mais comum na extremidade dos dedos e nos lábios, que acontece quando os tecidos não recebem a quantidade adequada de oxigênio. Ela pode ser central ou periférica.

Porque ocorre icterícia recém nascido?

A Icterícia é um dos problemas mais comuns nos recém-nascidos em que se observa uma coloração amarelada na pele, olhos e/ou mucosa. Ocorre devido à elevação da bilirrubina no sangue(hiperbilirrubinemia), que é uma substância amarelada encontrada na bile e permanece no sangue até ser eliminada na urina.

O que causa a icterícia nos recém-nascidos?

A icterícia aparece no bebê saudável quando o sangue fica com excesso de uma substância chamada bilirrubina, que é produzida durante o processamento pelo organismo dos glóbulos vermelhos de que ele não vai precisar mais.

O que causa icterícia em recém nascido?

Causa da icterícia neonatal A maioria dos casos de icterícia neonatal é fisiológica, acontecendo após 24 a 36 horas do nascimento devido ao fato do fígado do bebê estar pouco desenvolvido, podendo apresentar dificuldades em transformar e eliminar a bilirrubina.

Qual é a principal causa de metahemoglobinemia?

Causas de Metemoglobinemia Intoxicação por: Derivados da anilina, dapsona, anestésicos locais, nitratos, nitritos, óxidos de nitrogênio, hidrocarbonetos, fenazopiridina, antimaláricos do tipo primaquina, sulfonamidas.

Qual a função da metahemoglobina?

Meta-hemoglobina é uma forma de proteína da hemoglobina, na qual o ferro no grupo hemo está no estado Fe3+ e não no Fe2+ da hemoglobina normal. A metemoglobina não pode ligar o oxigênio, ao contrário da oxi-hemoglobina. No sangue humano uma pequena quantidade de metemoglobina é normalmente produzida espontaneamente.

Como diagnosticar metahemoglobinemia?

O diagnóstico de metahemoglobinemia deve ser suspeitado quando há cianose em pacientes que apresentam valores normais da pressão arterial de oxigênio na gasometria arterial.

O que é Argiria?

Argíria é uma doença rara que faz o indivíduo ficar com a pele azulada ou acinzentada devido ao acumulo de sais de prata no organismo. Além da pele, a conjuntiva dos olhos e os órgãos internos também ficam azulados.

Qual o termo técnico da cor azulada presente em pacientes com baixa de oxigênio?

A cianose é definida como a descoloração azulada ou púrpura da pele ou membranas mucosas devido aos tecidos próximos à superfície da pele, com baixa saturação de oxigênio.

O que faz a mão ficar azul?

As áreas azuladas(cianose)nas pontas dos dedos das mãos são causadas pela diminuição de oxigênio no sangue decorrente de fluxo sanguíneo lento devido ao estreitamento parcial dos vasos sanguíneos. Esta pessoa com esclerose sistêmica tem feridas e pontas dos dedos azuladas(cianose)devido à síndrome de Raynaud.

Fikante