É através dessa perspectiva que ela surge como uma forma de superar a fragmentação entre as disciplinas. ... A interdisciplinaridade busca relacionar as disciplinas no momento de enfrentar temas de estudo. Ela implica na articulação de ações disciplinarares que buscam um interesse em comum.

Quais os maiores desafios para um trabalho interdisciplinar?

Os desafios não estão relacionados apenas aos recursos, materiais, tempo e infraestrutura da escola, vão além, e envolvem a formação profissional dos professores. Atualmente é esperado que o professor seja esteja atualizado, um profissional que supera aquele licenciado e especialista num tema.

Quais os desafios da interdisciplinaridade?

Os desafios da interdisciplinaridade se fazem notar quando o ensino volta com uma proposição de novos objetivos, de uma nova pedagogia. Para que isso se efetive é necessária a eliminação das barreiras entre as disciplinas, mas também entre as pessoas.

Quais os avanços da interdisciplinaridade no campo educacional?

Diante desse quadro, optamos em discutir três grandes eixos que englobam as principais dificuldades identificadas na atual pesquisa educacional: fragmentação das disciplinas, dicotomia universidade, escola e sociedade e a solidão da prática interdisciplinar.

A UFABC e os desafios da interdisciplinaridade

Ademais, a interdisciplinaridade leva a uma maior interação entre a equipe e ao aumento de sinergia em prol de um objetivo comum: tornar o aluno bem preparado para a vida. Além disso, ainda há uma melhora do ambiente de trabalho para esses profissionais, deixando-os mais felizes e engajados em sua missão.

A UFABC e os desafios da interdisciplinaridade

O que é a interdisciplinaridade na Educação?

O que é interdisciplinaridade? Interdisciplinaridade é um conceito que busca a intersecção entre conteúdos de duas ou mais disciplinas para permitir que o aluno elabore uma visão mais ampla a respeito dessas temáticas.

O que significa interdisciplinaridade na Educação?

Diz de algo “que estabelece relações entre duas ou mais disciplinas ou ramos de conhecimento” ou “que é comum a duas ou mais disciplinas”. ... Primeiro, a interdisciplinaridade deve respeitar as especificidades das disciplinas, o que já elimina de saída a possibilidade de eliminar alguma delas, por exemplo.

Quais os desafios da interdisciplinaridade no contexto escolar?

Os desafios da interdisciplinaridade se fazem notar quando o ensino volta com uma proposição de novos objetivos, de uma nova pedagogia. Para que isso se efetive é necessária a eliminação das barreiras entre as disciplinas, mas também entre as pessoas.

Quais as características de um projeto interdisciplinar?

Curiosidade, autonomia, organização, habilidade para trabalhar em grupo, comunicação e ordenação das ideias são somente algumas dessas habilidades. Cada uma dessas características é trabalhada durante um projeto interdisciplinar de forma mais rápida e natural do que no estudo individual de cada matéria.

Qual a importância de respeitar os princípios da interdisciplinaridade ao construir e aplicar um projeto pedagógico?

O trabalho interdisciplinar garante maior interação entre os alunos, destes com os professores, sem falar na experiência e no convívio grupal. Partindo deste princípio é importante, ainda, repensar essa metodologia como uma forma de promover a união escolar em torno do objetivo comum de formação de indivíduos sociais.

Como se caracteriza a interdisciplinaridade?

A interdisciplinaridade, segundo o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, diz de algo “que estabelece relações entre duas ou mais disciplinas ou ramos de conhecimento” ou “que é comum a duas ou mais disciplinas”.

Quais são os tipos de interdisciplinaridade?

E derivam-se da categoria “interdisciplinaridade” os níveis no âmbito do conhecimento: multidisciplinaridade, significando saberes fragmentados, em que existe justaposição de várias disciplinas, porém sem relação aparente entre si; pluridisciplinaridade, em que algumas disciplinas pertencentes a conteúdos afins ou a ...

O que é uma atividade interdisciplinar?

A interdisciplinaridade é o processo de conexão entre as disciplinas. O trabalho interdisciplinar possibilita o diálogo entre as diferentes áreas e seus conceitos, de maneira a integrar os conhecimentos distintos e com o objetivo de dar sentido a eles.

Qual a estrutura de um projeto interdisciplinar?

Apresentação objetiva do problema estudado, delimitação do tema, razões teóricas ou práticas que concretizem a relevância da investigação proposta. Parte conceitual do trabalho que fundamenta o projeto relacionando o tema com o material estudado sobre diferentes aspectos.

Qual a importância da interdisciplinaridade na Educação?

A interdisciplinaridade tem o objetivo de promover a integração dos conteúdos de diferentes disciplinas. Uma prática educacional que procura fazer com que as áreas do conhecimento se complementem de forma que os conteúdos das disciplinas sirvam de apoio ao aprendizado umas das outras.

Como trabalhar a transdisciplinaridade na escola?

A transdisciplinaridade na escola Para conseguir trabalhar de forma transdisciplinar, é importante envolver conteúdos que não se adequam plenamente a nenhuma disciplina. Isso quer dizer que os professores devem encontrar o corpo, um tema que está presente em várias disciplinas mas não pertence a nenhuma ao mesmo tempo.

O que é interdisciplinaridade na Educação PDF?

A interdisciplinaridade é uma temática que é compreendida como uma forma de trabalhar em sala de aula, no qual se propõe um tema com abordagens em diferentes disciplinas. Segundo Fazenda(2002), o pensamento interdisciplinar parte da premissa de que nenhuma forma de conhecimento é em si mesma racional.

O que a interdisciplinaridade proporciona ao homem?

A interdisciplinaridade ajuda o aluno a desenvolver suas habilidades cognitivas e a capacidade de resolver situações conflitantes por meio da exposição de um assunto sob múltiplos pontos de vista.

Qual a função da interdisciplinaridade?

A interdisciplinaridade é uma ponte para o melhor entendimento das disciplinas entre si. É importante porque abrange temas e conteúdos permitindo dessa forma recursos ampliados e dinâmicos, onde as aprendizagens são entendidas.

O que é o conceito de interdisciplinaridade?

Interdisciplinar é um adjetivo que qualifica o que é comum a duas ou mais disciplinas ou outros ramos do conhecimento. ... Um conteúdo interdisciplinar pode fazer parte de um grande projeto, entre dois professores ou até mesmo com um único professor.

O que é interdisciplinaridade científica?

52), a interdisciplinaridade científica apresenta, como finalidade, "a produção de novos conhecimentos [científicos] e a busca de respostas às inúmeras necessidades sociais", ao passo que a interdisciplinaridade escolar apresenta, como principal finalidade, a "difusão do conhecimento [...] e a formação de atores ...