Em uma ETA(estação de tratamento de água)típica, a água passa pelas seguintes etapas: coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção de pH.

Quais as Etapas do Sistema de Tratamento de Efluentes?

Quais são as 8 etapas fundamentais do tratamento de uma ETA?

O funcionamento de uma Estação de Tratamento de Efluente(ETE)compreende basicamente as seguintes etapas: pré-tratamento(gradeamento e desarenação), tratamento primário(floculação e sedimentação), tratamento secundário(processos biológicos de oxidação), tratamento do lodo e tratamento terciário(polimento da água).

Quais são os três processos de tratamento de efluentes?

Processos de remoção de nutrientes; Cloração; Ozonização; Processos avançados de oxidação(POAs).

Quais os principais tipos e os objetivos de tratamentos primários empregados em estações de tratamento de efluentes?

O tratamento primário de efluentes tem o objetivo de tratar, de forma simplificada, a água obtida através de resíduos domésticos ou industriais. Muitos processos industriais resultam em água que precisa ser tratada para algum tipo de reuso ou descarte correto.

Como funciona o sistema de tratamento de água?

A água captada de rios ou represas vem com folhas, peixes, lodo e muitas bactérias. Para chegar às casas limpa e sem cheiro, ela passa cerca de três horas dentro de uma estação de tratamento(ETA), o que inclui fases de decantação da sujeira, filtragem e adição de cloro e flúor, entre outras etapas.

Como deve ser o tratamento da água?

O tratamento de água, de fato, inicia-se na ETA, lá é realizado o processo de cloração, coagulação(a água recebe sulfato de alumínio, cloreto férrico e agitação da água para que as partículas fiquem eletricamente desestabilizadas e mais fáceis de agrupar), floculação(mistura lenta da água para provocar a formação de ...

Quais os tipos de efluentes industriais?

Efluente industrial é todo o despejo líquido gerado nas diversas etapas de um processo produtivo, isto é, toda a água que é utilizada em uma indústria e, posteriormente, descartada.

Que são efluentes cite 2 exemplos de tratamento de efluentes?

Exemplos de tratamentos de efluentes líquidos são os processos biológico e físico-químico. Os processos biológicos fazem a digestão de matéria orgânica presente nos efluentes. Alguns exemplos desse tipo de efluente são o esgoto sanitário, efluentes da indústria de laticínios e moveleira.

Quais são os tipos de efluentes líquidos?

Duas possíveis subdivisões para as categorias de efluentes líquidos são a categoria Doméstica e a Industrial. Os Efluentes Domésticos, o popular esgoto, são gerados nas nossas casas nas atividades mais corriqueiras e cotidianas possíveis, tais como lavar roupa, escovar os dentes ou tomar banho.

Qual o objetivo do tratamento primário?

O tratamento primário constitui-se de processos físico-químicos que buscam remover os sólidos em suspensão sedimentáveis, materiais flutuantes e matéria orgânica. ... Primeiro, são inseridos produtos químicos nos efluentes para neutralização da carga. Em seguida, ocorre a floculação do efluente.

O que é tratamento primário de esgoto?

O tratamento primário dos esgotos objetiva principalmente remover sólidos em suspensão sedimentáveis e sólidos flutuantes. Após o tratamento preliminar, os sólidos em suspensão de maior densidade contidos nos esgotos, sedimentam-se e depositam-se ao fundo do decantador, constituindo o lodo primário.

Quais as principais leis que regulam o tratamento de efluentes?

As indústrias são responsáveis pelo tratamento da água e de seus efluentes. O Código das Águas, criado em 1934, Decreto 24.643, foi o primeiro a abordar o assunto e a Lei das Águas, Lei 9.433/97, atualizou o tema para os dias atuais, definindo os padrões de qualidade das águas que receberão os efluentes tratados.

O que é um sistema de tratamento de efluentes?

O processo de tratamento de efluente consiste na remoção de impurezas das águas residuais, ou esgoto, antes que alcancem aquíferos ou corpos d'água naturais, como rios, lagos, estuários e oceanos.

Quais são as etapas do tratamento da água resumo?

Pré-cloração – Primeiro, o cloro é adicionado assim que a água chega à estação. ... Decantação – Neste processo, a água passa por grandes tanques para separar os flocos de sujeira formados na etapa anterior. Filtração – Logo depois, a água atravessa tanques formados por pedras, areia e carvão antracito.

Qual a etapa seguinte a floculação?

Decantação – Esse estágio consiste no momento em que os flocos, formados na etapa anterior, depositam-se ao fundo do tanque. Filtração – Nesta etapa, a água percorre os filtros formados de carvão, areia e pedra para que as partículas resultantes da etapa anterior fiquem retidas.

O que é considerado efluente industrial?

Os efluentes industriais De acordo com a Norma Brasileira — NBR 9800/1987, efluente líquido industrial é o despejo líquido proveniente do estabelecimento industrial, compreendendo emanações de processo industrial, águas de refrigeração poluídas, águas pluviais poluídas e esgoto doméstico.

O que caracteriza um efluente industrial?

O que caracteriza um efluente industrial? Efluente industrial é todo o despejo líquido produzido nas diversas etapas de um processo produtivo, isto é, toda a água que é utilizada em uma indústria e, em seguida, descartada.