A radiação é caracterizada pela emissão e deslocamento de energia na forma de partículas ou ondas eletromagnéticas, seja no vácuo, seja em outro meio. Todos os dias, estamos expostos à radiação de diversas fontes e, apesar do senso comum dizer o contrário, não é prejudicial quando usada da maneira correta e controlada.

Fikante

O que caracteriza a radiação alfa?

Na realidade, as radiações alfa são partículas pesadas, compostas de 2 prótons e 2 nêutrons, como o núcleo do átomo de hélio. Visto que os prótons são partículas positivas e os nêutrons não possuem carga, as emissões alfa são partículas de carga positiva, podendo ser representadas da seguinte forma: 24α.

Quais as características da radiação alfa?

Essa radiação possui carga positiva, é constituída por 2 prótons e 2 nêutrons, a barreira que não permite sua penetração é a folha de papel alumínio. A radiação alfa possui uma massa e carga elétrica relativamente maior que as demais radiações, além de ser muito energética.

Quais são as características principais das radiações naturais alfa beta e gama considerando o seu poder de penetração carga elétrica é massa?

Os raios gama(γ)são um tipo de radiação eletromagnética formada por fótons altamente energéticos e de alta frequência. Apresentam grande capacidade penetrante, sendo capazes de se propagar a milhares de metros no ar e atravessar chapas de aço com até 15 cm de espessura.

Radiações Alfa, Beta e Gama - Brasil Escola

Beta(β): São partículas leves, com carga elétrica negativa e massa desprezível. Gama(γ): São radiações eletromagnéticas semelhantes aos raios X, não possuem carga elétrica nem massa. Alfa(α): São partículas pesadas de carga elétrica positiva que, ao incidirem sobre o corpo humano, causam apenas queimaduras leves.

Radiações Alfa, Beta e Gama - Brasil Escola

Quais as principais características das radiações alfa beta e gama?

Um núcleo radioativo emite radiação alfa ou beta, e a radiação gama está sempre presente. A partícula beta pode atingir uma velocidade de até 95% da velocidade da luz, já a partícula alfa é mais lenta e atinge uma velocidade de 20.000 km/s, e os raios gama atingem a velocidade das ondas eletromagnéticas(300.000 km/s).

Quais são as principais características da radiação beta?

A radiação beta é a que possui carga negativa, por isso se assemelha aos elétrons. Os raios beta são mais penetrantes e menos energéticos que as partículas alfa, conseguem atravessar o papel alumínio, mas são facilmente barrados por pedaços de madeira.

O que é radiação gama exemplo?

Os raios gama são extremamente energéticos e são as ondas com as maiores frequências de todo o espectro eletromagnético(superiores a 1018 Hz). Esse tipo de radiação é empregado na esterilização de ferramentas cirúrgicas, na irradiação de alimentos, em cirurgias complexas e nas observações astronômicas.

Qual a função da radiação gama?

Os raios gama são usados em medicina para matar e tratar certos tipos de cânceres e tumores. Os raios gama passando através do tecido do corpo produzem ionização no tecido(surgimento de cargas elétricas). Os raios gama podem danificar as células em nosso corpo.

O que são os raios gama?

A Radiação gama, proveniente dos raios gama(γ), é um tipo de radiação eletromagnética produzida geralmente por elementos radioativos. Os raios gama, devido à alta energia que possuem, são capazes de penetrar na matéria mais profundamente que a radiação alfa ou beta.

O que é uma radiação característica?

Radiação Característica Ocorre quando um elétron acelerado da corrente do tubo remove um elétron das camadas do átomo que constitui o alvo anteparo(tungstênio da área focal), conseqüentemente, ionizando este átomo.

Quais são os efeitos da radiação?

A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação(divisão)das células. O calor emitido pela radiação é tão forte que pode queimar bem mais do que a exposição prolongada ao sol.

Quais as principais aplicações da radiação na saúde?

A radiação tem aplicações terapêuticas, especialmente na área de medicina nuclear. Em tópicos anteriores, comentei que alguns radiofármacos ajudam no tratamento de patologias e alívio de sintomas. O iodo-131, por exemplo, se acumula na tireoide e emite radiações gama, destruindo células cancerígenas enfraquecidas.

Como é a radiação alfa?

A radiação alfa é um tipo de radiação nuclear ionizante, isso quer dizer que pode interagir e danificar estruturas de átomos e moléculas. É também chamada de raios alfa ou partículas alfas. São partículas carregadas que apresentam dois prótons e dois nêutrons.

O que é alfa e beta?

As três emissões radioativas naturais são: partículas alfa(2 prótons e 2 nêutrons), partículas beta(1 elétron)e radiações gama(radiação eletromagnética).

Como ocorre a emissão alfa?

A emissão alfa , desintegração alfa ou decaimento alfa é uma forma de decaimento radioativo que ocorre quando um núcleo atômico instável emite uma partícula alfa transformando-se em outro núcleo atômico com número atômico de duas unidades menor e número de massa 4 unidades menor.

O que significa gama na física?

Raios gama são um tipo de radiação eletromagnética que resulta de uma redistribuição das cargas elétricas em um núcleo. Um raio gama é um fóton de alta energia emitido pelo núcleo atômico. A única coisa que distingue um raio gama dos f'ótons de luz visível emitidos por uma lâmpada é o comprimento de onda.

Como a radiação gama é formada?

Radiação Gama(?)Ao contrário das radiações Alfa e Beta, que são constituídas por partículas, a radiação gama é formada por ondas eletromagnéticas emitidas por núcleos instáveis logo em seguida à emissão de uma partícula Alfa ou Beta. O Césio-137 ao emitir uma partícula Beta, seus núcleos se transformam em Bário-137.

Onde podemos encontrar a radiação gama?

Os raios gama são também encontrados no sol, devido aos fótons de alta energia(raios gamas)gerados pela fusão nuclear são absorvidos por núcleos presentes no plasma solar e emitidos novamente em uma direção aleatória, dessa vez com uma energia um pouco menor.

Qual é a cor do raio gama?

As cores em amarelo e laranja simulam as partículas de energia muito elevadas, portanto correspondem a emissão dos raios gama. As partículas de menor energia espalham-se em ângulos maiores para fora do jato, estão representadas na cor azul.

Porquê a radiação gama é a mais perigosa?

Os raios gama possuem carga e massa nulas, emitem continuamente calor e têm a capacidade de ionizar o ar e torná-lo condutor de corrente elétrica. As partículas gama percorrem dezenas de metros no ar e são mais perigosas quando emitidas por muito tempo podem causar má formação nas células.

Que tipo de radiação é mais perigosa?

Os raios gama são os mais perigosos porque atravessam o corpo e deformam as células, podendo levar a vários tipos de câncer. Primeiro, o terremoto. Depois, o tsunami devastador e ainda, o medo do que não dá pra ver: a radiação nuclear.

O que emite radiação beta?

A radiação beta é uma forma de radiação ionizante emitida por certos tipos de núcleos radioativos. Como exemplo podem ser citados potássio-40, carbono-14, iodo-132, bário-126 entre outros. O decaimento beta é amplamente utilizado na medicina em fontes de braquiterapia para o tratamento de câncer e diagnósticos médicos.

O que é composto beta?

Química. As emissões beta são formadas por elétrons emitidos com alta velocidade e, portanto, com alta energia, pelos núcleos.

O que é beta alfa é ômega?

Sociedade dos lobos Os lobos vivem, geralmente, em alcateias, que são suas famílias. Nesses grupos há um casal dominante chamado de alfa, outro casal, chamado beta, que fica com o "comando" secundário do grupo e um lobo ômega - que ganha esse nome por ocupar a posição mais baixa na hierarquia da alcateia.

Fikante