O esporte é um ótimo aliado para desenvolver sua coordenação motora. Além disso, os saltos e dribles ajudam a desenvolver e melhorar seu equilíbrio. Ao usá-los constantemente, você compreende melhor o seu corpo e como ele trabalha quase inconscientemente para manter o seu equilíbrio”.

Qual é a importância do basquete?

O basquete estimula uma maior concentração de serotonina na corrente sanguínea, diminuindo os níveis de estresse, melhorando o humor e o sono. Além disso, o esporte ajuda no desenvolvimento de novas habilidades, aprimora os reflexos, auxilia no trabalho em equipe e gera novas experiências relacionais.

Quais são os benefícios do basquete praticado no ensino fundamental?

Segundo Jobim, Pureza e Loureiro(2008), a prática do Basquetebol auxilia no desenvolvimento físico, técnico, tático, psicológico, moral e social, também desenvolvendo capacidades físicas como coordenação, ritmo, equilíbrio, agilidade, força, velocidade, flexibilidade e resistência.

O basquetebol e seus benefícios.

Esses benefícios se dão em nível físico, que consiste na melhora da capacidade física, coordenação motora, equilíbrio, ritmo, agilidade, força, velocidade, flexibilidade e resistência cardiorrespiratória. Além dos benefícios psicológicos, morais e sociais.

O basquetebol e seus benefícios.

Qual a relevância do basquete para a escola?

Além disso, pela velocidade do jogo e grande variedade de movimentos exigidos, o basquete desenvolve a coordenação motora, a concentração, a precisão e o domínio do espaço. Psicologicamente, possibilita a integração social e o espírito de equipe, aumentando a auto-estima e a competitividade saudável.

Qual a importância do ensino das regras do basquetebol?

Dentro da pratica de atividades físicas na escola o basquetebol busca o desenvolvimento da autonomia, da cooperação, da participação social, de princípios democráticos, integrando o aluno na cultura corporal do movimento, visando o lazer, assim como a manutenção e a melhoria da saúde.

Qual a importância do basquete no Brasil?

Tendo sido um dos primeiros países a conhecê-lo, após sua criação, o Brasil tem seu destaque no cenário internacional, com a seleção nacional masculina sendo campeã mundial por duas vezes(1959 e 1963), e vice por outras duas vezes(1954 e 1970), além de ser junto a Grã-Bretanha a única seleção que esteve presentes a ...

Qual o papel social do basquetebol enquanto prática esportiva?

A educação e o esporte estão completamente vinculados. Este trabalho, além de descobrir e formar um número muito maior de atletas, combate a marginalização e permite a formação de uma sociedade com um poder intelectual muito mais elevado.

Qual o benefício da prática de esporte na pandemia?

O exercício ajuda a prevenir muitas doenças e fatores de risco, melhora a sensação de bem-estar, é coadjuvante no tratamento e controle de várias doenças, além de ajudar a manter uma boa imunidade e uma composição corporal mais adequada.

Como o basquete ajuda na inclusão social?

Mesmo que tenha como princípio o desenvolvimento físico e da saúde, serve também para obtenção de valores sociais. E aliado a educação, realmente funciona como ferramenta de inclusão, como acontece nas universidades americanas e Espanha(nos últimos anos), obtendo sucesso na formação de estudantes e atletas.

Porque o basquete ajuda a crescer?

Um das ideias recorrentes é a de que o basquetebol impulsiona o crescimento. Com os vários saltos baseados na verticalidade, o basquetebol estimularia o crescimento ósseo. Da mesma forma, os sprints repetidos durante o jogo influenciariam positivamente a produção da hormona de crescimento.

Como o basquete pode mudar a vida de uma pessoa?

Desenvolve a coordenação motora e cognitiva; Melhora a consciência corporal e espacial; Deixa o corpo mais forte, porque é um tipo de treinamento de força.

Qual a importância do basquetebol na cooperação do desenvolvimento do ser humano?

No basquetebol é possível encontrar as formas mais básicas de movimento humano tais como corridas, saltos e lançamentos. ... E sendo o basquetebol um esporte tão complexo e dinâmico, o objetivo do presente é verificar que através da sua pratica possa ocorrer a melhora no desenvolvimento da agilidade dos alunos.

Porque o basquete não é muito conhecido no Brasil?

Por conta da falta de publicação nas mídias abertas, o basquete sofre com a falta de patrocínio. ... Com a concorrência por espaço no cenário nacional, o basquete cada vez mais vai se tornando um esporte de difícil acesso nas mídias e consequentemente vai ficando obsoleto no gosto do público brasileiro, infelizmente.

Qual a situação do basquete no Brasil atualmente?

Aparentemente, a situação do basquete masculino brasileiro é menos dramática que a do futebol. Não há casos de atrasos recorrentes de salários e a estrutura com custos compatíveis com as receitas faz com que as dificuldades originadas pela Covid-19 sejam administráveis, pelo menos por algum tempo.

Como foi o desenvolvimento do basquete no Brasil?

O Basquete no Brasil Em 1896, um professor americano chamado Augusto Shaw foi convidado para lecionar no Colégio Mackenzie em São Paulo e introduziu o jogo no país. Os primeiros torneios de basquete aconteceram em 1912 e o primeiro clube a adotar a modalidade foi o América do Rio de Janeiro, no ano seguinte.

Qual o objetivo do basquete na educação infantil?

O objetivo do basquete nessa faixa etária passa a ser a introdução das crianças às regras do jogo e prepará-las para o nível competitivo. ... Assim, os trabalho de drible, passes, arremessos, marcação, serviços passam a ser um projeto muito maior do que simplesmente ensinar o jogo em si.

Quais as metodologias de ensino aplicadas no basquetebol?

Foram encontradas metodologias de ensino tradicionais(Global, Parcial e Misto)e metodologias de ensino contemporâneas(Iniciação Esportiva Universal, Jogos Desportivos Coletivos, Teaching Games For Understanding e Situacional).

O que é método ensino dos jogos por compreensão?

A proposta do Teaching Games for Understanding(TGFU)defende que a iniciação esportiva se baseie em jogos reduzidos. Para autores que seguem essa linha teórica, a prática destes jogos contribui para a compreensão da lógica tática do jogo formal.

Quais as características do basquete na escola?

O basquete é um campo rico em experiências corporais, pois envolve movimentos variados, como quicar a bola, lançar à cesta, fazer o passe e se esquivar da marcação. Mas, para que essa prática, comum nas escolas, resulte em aprendizado para todos, é preciso abandonar o trabalho centrado apenas na técnica.

Como o basquete pode influenciar pessoas em seus aspectos físicos cognitivos sociais morais e éticos dentro da sociedade?

O esporte é uma excelente maneira de promover o desenvolvimento na infância e na adolescência. Aqueles que são submetidos a jogos esportivos nos primeiros anos de vida possuem um desenvolvimento cognitivo e motor maior do que as pessoas que são sedentárias.