O caso de fora-da-lei é que FORA é advérbio. Isso significa que é invariável(não faz plural), por isso fora-da-lei e fora-de-série não se flexionam: os fora-da-lei e os fora-de-série.

Fikante

Pode E pode?

Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Pode e pôde são formas conjugadas do verbo poder em diferentes tempos verbais. Pode está conjugado no presente: Agora ele pode sair. Pôde está conjugado no passado: Ontem ele pôde sair.

Quando se usa o fora?

Fora(ó): advérbio, substantivo, preposição e interjeição. O advérbio fora indica a parte exterior ou externa de alguma coisa, bem como algo que se localiza no exterior ou sem ser no local em que se reside. É, também, sinônimo de no lixo. Ele está fora, só vem amanhã.

Qual plural de limão?

Limãos ou limões, cidadãos ou cidadões, refrãos ou refrões? As palavras terminadas em –ão podem formar plural de três modos: -ões, -ãos ou –ães. Não há uma regra específica a ser seguida para se fazer este plural, pois pode variar entre os três e dependerá unicamente da origem da palavra, ou seja, de sua etimologia.

Pode e deve diferença?

De acordo com a ISO 22000:2018, essas expressões significam: Deve – indica um requisito; Convém – indica uma recomendação; Pode – indica uma permissão/possibilidade ou capacidade.

Pode com acento ou não?

Quando usar 'pode' A forma do verbo poder escrita sem acento(pode)corresponde a uma ação que acontece no momento no qual está sendo narrado. É a 3ª pessoa do singular do presente do indicativo, tempo verbal utilizado para indicar um acontecimento que ocorre no momento da fala.

Como conjugar o verbo fora?

Apresenta três radicais distintos: eu vou, eu fui, eu ia. Possui conjugações iguais ao verbo ser no pretérito perfeito do indicativo(eu fui), no pretérito mais-que-perfeito do indicativo(eu fora), no pretérito imperfeito do subjuntivo(se eu fosse)e no futuro do subjuntivo(quando eu for).

Não foi ou não fora?

A expressão «não fora» mantém-se no singular, porque se refere a uma oração no infinitivo, e não a «o polícia» ou «os polícias» – «[não fora] o/os polícia/polícias estar/estarem distraído/distraídos».

Qual é o plural de cidadão?

Cidadãos. Mas há também palavras que terminam em “ães” ou em “ões”. Ou que aceitam qualquer uma das três formas.

O que é escrever no plural?

Singular é quando a palavra escrita se refere a um só elemento. Plural é quando a palavra se refere a mais de um elemento.

Fikante