A expressão ainda que é uma locução conjuncional constituída pelo advérbio ainda e a conjunção que. Esta expressão introduz orações subordinadas adverbiais concessivas, exprimindo oposição ou restrição ao que é dito na frase subordinante.

O que significa a expressão a menos que?

A menos que significa a não ser que, salvo se.

O que substitui ainda que?

Embora: 2 embora, apesar de, não obstante, a despeito de, independentemente de, sem embargo de, conquanto, posto que. Exemplo: Ainda que não aceite bem sua escolha, continuarei do seu lado.

Como usar ainda que?

A REGRA SOLTA: Em sua forma adverbial, “ainda” – invariável - tem o poder de prorrogar a ideia, de repeti-la; novamente; de novo; mais uma vez. Tem basicamente função sintática de adjunto adverbial.

O que substitui ainda?

1 até agora, até este momento, até este tempo, até ao presente. Exemplo: Ela ainda está na escola. Até um momento passado: 2 até então, até aquele momento, até aquele tempo.

É correto falar a menor?

Está certo falar 'a maior' ou 'a menor'? Um ouvinte pergunta se as expressões podem ser empregadas para substituir as locuções 'a mais' e 'a menos'. Professor Pasquale explica que esse uso é correto, apesar de parecer um pouco estranho.

Qual o certo pelo menos ou pelo ao menos?

As duas expressões existem na língua portuguesa e estão corretas. São expressões sinônimas. Podemos utilizar a expressão pelo menos ou a expressão ao menos sempre que quisermos referir uma situação nova que indica que alguma coisa aconteceu de forma diferente da esperada ou referir um mínimo de razoabilidade.

Quando é conquanto?

O que é Conquanto: Para a gramática, a palavra conquanto é utilizada para introduzir uma oração subordinada que possui uma afirmação que se constrasta com a afirmação identificada na oração principal, mas que não tem argumentação para anular esta última.

O que quer dizer a palavra Dessarte?

É um advérbio que transmite a noção semântica de conclusão, estabelecendo uma relação de causa/efeito entre duas orações, ou seja, pode ser sinônimo de: “deste modo”, “desta forma”, “desta maneira”, “assim sendo”.

Quanto é conquanto?

Como usar com quanto? Com quanto é uma expressão que indica quantidade, sendo formada pela preposição com e pelo pronome indefinido quanto. É sinônima de: com que quantidade e com que total. Ao contrário da conjunção conquanto, o pronome quanto é variável em gênero e número: quanto, quantos, quanta, quantas.