A calandiva precisa de luz para sobreviver, mas nunca deve ficar diretamente exposta ao sol. A melhor forma de cultivar a planta é usando floreiras, com terra rica em matéria orgânica. O ideal é regá-la uma vez por semana, em meses mais frios, mas sem encharcá-la.

Cuidados com a Calandiva

SUBSTRATO. Gosto de usar o substrato para cactos e suculentas, composto de 1 medida de terra de jardim, 1 medida de húmus de minhoca e 2 medidas de areia de construção. O substrato deve ser bem drenável e as regas regulares.

Qual o melhor substrato para Calandiva?

O Kalanchoe tem um significado especial, considerada a flor-da-fortuna e da felicidade. Suas flores podem ser simples, ou dobradas, ambas com um mix de cores diferentes e com grande durabilidade. Quando as flores são simples são chamadas de Kalanchoe. E quando as flores são dobradas(múltiplas pétalas)Calandivas.

Quanto tempo dura a Calandiva?

Geralmente floresce entre o outono e a primavera e a floração dura até três meses. Por isso, você pode ter a sua casa florida por bastante tempo. Se você quer saber mais sobre essa espécie, continue lendo esse texto que está repleto de informações valiosas sobre a calandiva e o seu cultivo.

Como cuidar de uma Calandiva?

As regas das flores calandiva devem ser espaçadas. O solo nunca deve ficar encharcado. Molhe apenas o substrato, evitando contato com as folhas e flores. O ideal é evitar o uso do pratinho sob os vasos, pois ele pode acumular água das regas e estragar a planta.

Cuidados com a Calandiva

Como cuidar de Calandiva no vaso?

As regas das flores calandiva devem ser espaçadas. O solo nunca deve ficar encharcado. Molhe apenas o substrato, evitando contato com as folhas e flores. O ideal é evitar o uso do pratinho sob os vasos, pois ele pode acumular água das regas e estragar a planta.

Como é a rega da Kalanchoe?

Rega. No verão regue a Kalanchoe duas vezes por semana, já no inverno, uma vez. Antes de regá-la toque no solo e veja se está começando a ficar seco, pois é o momento certo para regar. A irrigação deve ser manual para que todas as partes sejam preenchidas com a água.

O que fazer quando as flores do Kalanchoe murcham?

Podando durante o período de florescimento. Tire as flores murchas imediatamente. Remova as flores mortas ou que estão morrendo assim que surgirem. Deixar flores mortas na planta não só fica feio como evita que ela consiga desenvolver novas flores.

Qual o significado da flor Calandiva?

Calandivas são plantas da família das suculentas chamadas por muitos de “Flor da Fortuna”, um lindo nome que revela muito sobre seu significado. Presentear com um vaso repleto de calandivas é um grande voto de boas experiências, riqueza, felicidade e conquistas na vida da pessoa presenteada.

Como plantar a flor Calandiva?

PLANTIO A calanchoê se propaga facilmente por meio de estacas e ramos com 5 a 8 centímetros. Devem ser plantadas em solo bem drenado e rico em matéria orgânica ou numa mistura de composto orgânico, fibra de coco e adubo. Em vasos, utilize uma parte de terra comum, outra de terra vegetal e mais duas de areia.

Quanto tempo dura a flor da fortuna?

Se a planta estiver bem cuidada, as flores podem durar por até três meses.

Quanto tempo dura a flor Kalanchoe?

Com flores pequenas agrupadas em buquês, a mini Kalanchoe produz uma floração abundante que dura por até três meses.

Como saber se a Kalanchoe morreu?

ELE ESTÁ MORRENDO? Se sua plantinha(Kalanchoe sp.), também conhecida como flor da fortuna, está com as florezinhas secas, mas as folhas continuam viçosas e verdes a resposta é: Não, ela não está morrendo! E mais... vai durar muito tempo e voltará a florir várias vezes se você souber como cuidar dela.

Como fazer a flor da fortuna florir novamente?

A luminosidade é fundamental para ela florescer novamente. Por isso, quando restar apenas folhagem é importante deixá-la em espaços externos com luz solar direta amena. “Após o florescimento, suas hastes de flores devem ser podadas para que a planta se desenvolva e floresça novamente.

Como cuidar de Kalanchoe depois da florada?

Molhe as folhas apenas se você quiser limpá-las. Isso porque as suculentas não absorvem água pelas folhas como outras plantas. Se as folhas ficarem úmidas por muito tempo alguns fungos se desenvolveram na planta. Esses fungos levarão suas kalanchoe a morte, por exemplo o oídio.

Porque a Kalanchoe cai as folhas?

As folhas murcham: Excesso de água em conjunto com baixas temperaturas. deixe secar o composto e regue com menos frequência. Coloque a planta num local resguardado. As folhas escurecem na base e apresentam sinais de podridão: Normalmente é indicativo de excesso de água e atmosfera demasiado húmida.

É bom ter Kalanchoe em casa?

Produtores da planta desenvolveram também novas variedades, para que ela possa ser utilizada como uma flor de corte em arranjos. O fato é que a flor é uma ótima opção para ter em casa ou presentear alguém, seja por seu fácil cultivo, durabilidade, beleza ou as boas energias que atrai.

Onde colocar a Kalanchoe?

Se colocar a kalanchoe no interior de casa, tente pô-lo numa janela luminosa. Substrato: o terreno é melhor que seja solto. Se não o é, deve arar a terra e adubá-la para que as vitaminas cheguem à planta. Além disso, seja qual for o substrato em que a plante, deve ter uma boa drenagem.

Qual o significado da Kalanchoe rosa?

Significado de kalanchoe O kalanchoe também é conhecido como flor-da-fortuna e possui um significado especial para presentear amigos e familiares, pois é considerada uma planta que traz alegria e prosperidade. Além disso, é vista como um sinal de amizade e símbolo de agradecimento.

O que a Flor de Maio gosta?

A flor-de-maio detesta receber sol diretamente, mas aprecia ambientes bem iluminados. Os lugares certos para ela, portanto, são varandas e interiores bem iluminados, mas frescos. Ou sob a copa de árvores.

Como é feita a terra vegetal?

Terra vegetal é a mistura da terra com uma fonte de matéria-orgânica, essa mistura pode ser natural, caracterizando solos escuros(maiores fontes de matéria orgânica)ou comercial, adição de matéria-orgânica(turfa, esterco, etc.)à fonte de terra.

Como Fazer um adubo natural?

Três ingredientes caseiros podem compor um ótimo adubo NPK. São eles: borra de café coada(nitrogênio), casca de banana(potássio)e casca de ovo(cálcio). Basta bater tudo no liquidificador, acrescentar água até ficar bem diluído e pronto.