Arquitetura P2P(peer-to-peer)é uma arquitetura de redes em que cada par, ou nó, coopera entre si para prover serviços um ao outro, sem a necessidade a priori de um servidor central. Todos os pares são clientes e servidores.

Fikante

O que é a arquitetura P2P?

P2P, ou peer-to-peer(ponto a ponto, em livre tradução)é uma rede de computadores que compartilham arquivos pela internet. Não há um servidor geral que os armazene e sim usuários que ao mesmo tempo que fazem download, os disponibilizam para que outros busquem arquivos em sua máquina.

Qual significado de P2P?

Peer-to-peer ou P2P é uma arquitetura de redes de computadores onde cada um dos pontos ou nós da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central.

O que é P2P? ele é igual ao IPTV, qual a diferença entre eles?

Quais são as principais características das redes P2P?

P2P(do inglês peer-to-peer, que significa par-a-par)é um formato de rede de computadores em que a principal característica é descentralização das funções convencionais de rede, onde o computador de cada usuário conectado acaba por realizar funções de servidor e de cliente ao mesmo tempo.

Qual a diferença entre o modelo Cliente-servidor E o peer to per?

A grande diferença entre o modelo P2P e o modelo cliente-servidor(figura 2.2)é que com a inexistência de um servidor central, é possível cooperar para a formação de uma rede P2P sem qualquer investimento adicional em hardware, não necessitando de computadores de alto desempenho para a utilização como servidores.

O que é P2P híbrido?

Arquitetura P2P Híbrida Consiste na arquitetura P2P onde há necessidade de um nó central para que parte dos serviços da rede se mantenham. No entanto, ao contrário de uma arquitetura cliente-servidor, os clientes ainda podem desempenhar o papel de servidor e ainda compartilharem recursos entre si.

Quais são os 3 desafios para aplicações P2P?

anonimato: apesar de controversos, objetivos da concepção das redes P2P incluem permitir o uso de sistemas sem preocupações legais e sem possibilidade de censura. Existem basicamente três tipos: anonimato do remetente, do destinatário e mútuo.

Quem define o cliente e o servidor na arquitetura P2P?

Numa arquitetura P2P padrão, não existe a noção de cliente ou servidor, mas só pares de nós que funcionam tanto como cliente quanto como servidor para outros nós da rede.

Qual a diferença entre uma arquitetura peer-to-peer é uma arquitetura Cliente-servidor?

A principal diferença entre o modelo de rede cliente-servidor e peer-to-peer é que, no modelo cliente-servidor, o gerenciamento de dados é centralizado, enquanto no ponto a ponto, cada usuário tem seus próprios dados e aplicativos.

Como funciona uma rede com arquitetura Cliente-servidor?

A arquitetura cliente servidor é uma arquitetura de aplicação distribuída, ou seja, na rede existem os fornecedores de recursos ou serviços a rede, que são chamados de servidores, e existem os requerentes dos recursos ou serviços, denominados clientes.

Qual é a principal característica do modelo de rede Ponto-a-ponto?

A rede em ponto-a-ponto tem como característica a disposição em série dos equipamentos, fazendo com que os dados passem por todas as estações que estiverem conectadas, mas apenas a receptora poderá reconhecê-los.

Quais são as vantagens de uma rede Ponto-a-ponto?

Vantagens: Muito mais veloz; Gerencia a rede, identificando na instalação cada micro da rede, para facilitar a transmissão de dados; Controla os sites que podem e não podem ser acessados; Possui mais portas para entrada de cabos de rede.

Qual é a diferença entre a arquitetura ponto a ponto e a Cliente-servidor?

A principal diferença entre a rede cliente-servidor e ponto a ponto é que existe uma servidor dedicado e clientes específicos no modelo de rede cliente-servidor, enquanto que, ponto a ponto, cada nó pode atuar como ambos servidor e cliente. No modelo cliente-servidor, o servidor fornece Serviços para o cliente.

Qual é a diferença entre a arquitetura Cliente-servidor E a ponto a ponto?

Qual a diferença entre rede ponto-a-ponto e cliente-servidor? Em uma rede ponto-a-ponto todos os computadores são iguais, geralmente exercendo a mesma função. Enquanto na rede cliente servidor todos os computadores estão centralizados em um servidor.

Quais as vantagens inerentes à arquitetura Cliente-servidor?

Vantagem. Na maioria dos casos, a arquitetura cliente-servidor permite que os papéis e responsabilidades de um sistema de computação possam ser distribuídos entre vários computadores independentes que são conhecidos por si só através de uma rede.

Qual tipo de porta utilizada pelo P2P?

As mais atuais aplicações P2P utilizam de alguma forma a porta 80 para burlar uma eventual política de segurança de rede.

Qual é um dos problemas mais difíceis para as redes P2P resolverem?

Vulnerabilidades e Poluição Esse mundo não existe e, além de herdar problemas de segurança da antiga rede cliente-servidor, o sistemas p2p tropeçam em vários outros problemas decorrentes do anonimato, da falta de moderação e da liberdade de comunicação e transmissão entre clientes.

O que é uma rede ponta a ponta?

Rede ponto a ponto, do inglês, significa peer-to-peer ou P2P, é um formato de rede de computadores onde cada ponto da rede se torna tanto um cliente quanto um servidor, permitindo a troca de informações entre si ou até mesmo compartilhando periféricos que estão conectados à rede, como por exemplo impressoras.

Fikante