Água: á – gua. Veja que a letra “á” é a que tem mais intensidade fonética, ou seja, é o acento tônico da palavra água. As palavras são classificadas de acordo com a sílaba mais intensa, ou seja, a tonicidade.

Qual é a classificação da palavra água?

Do ponto de vista ortográfico, a palavra água é considerada uma palavra esdrúxula ou proparoxítona, pois a sílaba tónica é seguida de um ditongo crescente(isto é, semivogal seguida de vogal, água), que, ortograficamente, não constitui uma só sílaba mas duas.

Qual é o ditongo de água?

Ora, a palavra água é constituída por uma sílaba formada por uma vogal – á – e por outra formada por um ditongo crescente acompanhado de consoante – gua. Repare-se que, na segunda sílaba, se observa a presença de um ditongo crescente, pois há o encontro da semivogal(u)+ uma vogal(a)=ua.

Qual é o acento da palavra água?

Assim, podemos ter 'á-gu-a'(onde o acento se justifica pelo facto de ser uma palavra esdrúxula)ou simplesmente 'á-gua'.

Quais são as palavras oxítonas?

As palavras oxítonas são aquelas que a têm a última sílaba tônica, isto é, é a sílaba mais forte da palavra. Essas palavras podem ou não ser acentuadas. Recebem o acento gráfico as palavras oxítonas que terminam em: a/as, e/es, o/os e em/ens.

Como saber qual é a sílaba tônica das palavras?

A sílaba tônica de uma palavra é aquela que pronunciamos com maior intensidade, isto é, a sílaba que pronunciamos com mais força. Como exemplo, podemos citar a palavra “janela”, cuja sílaba tônica é “-ne-”, ou seja, “ja-NE-la”. Pronunciamos essa palavra corretamente porque conhecemos sua sílaba tônica.

Qual é a sílaba tônica de português?

De acordo com a posição da sílaba tônica, os vocábulos da língua portuguesa que contêm duas ou mais sílabas são classificados em: Oxítonos: são aqueles cuja sílaba tônica é a última. Paroxítonos: são aqueles cuja sílaba tônica é a penúltima. Proparoxítonos: são aqueles cuja sílaba tônica é a antepenúltima.

Seria sílaba tônica?

e)Seria. A sílaba tónica é a penúltima, se se tratar de uma forma do verbo ser, no condicional. É uma palavra grave.

Qual é o ditongo de peixe?

No ditongo, as vogais não se separam, permanecendo na mesma sílaba, por exemplo: herói(he-rói), mãe(mãe), peixe(pei-xe).

Qual a forma correta de escrever água?

A forma correta de escrita é água de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com acento agudo [ ´ ] na primeira vogal “a”. Água significa substância(H2O)líquida e incolor, insípida e inodora, essencial para a vida da maior parte dos organismos vivos.

Quando a palavra é Proparoxitona?

Proparoxítona é uma palavra que tem a antepenúltima sílaba como sílaba tônica, ou seja, a sua antepenúltima sílaba é aquela que é pronunciada com mais força. As restantes sílabas da palavra são átonas, sendo pronunciadas com menor intensidade.

Esta é uma palavra Oxitona?

É uma palavra paroxítona, tendo a sílaba se como sílaba tônica: SE-ra.

O que é um ditongo exemplos?

Ditongo é um encontro vocálico, caracterizado pela união entre uma vogal e uma semivogal ou entre uma semivogal e uma vogal. Portanto, tanto a palavra “vitória”(“i” é semivogal, e “a” é vogal)quanto o vocábulo “coice”(“o” é vogal, e “i” é semivogal)apresentam um ditongo.

O que é tritongo é hiato?

Ditongo, Tritongo e Hiato O hiato é quando ocorre uma sílaba em que a vogal vem sozinha, como na própria palavra hiato. O ditongo é uma semivogal mais uma vogal, como em série. E o tritongo é uma vogal entre duas semivogais, como por exemplo averiguei.

Como identificar sílaba tônica sem acento?

Como identificar as sílabas?

As sílabas classificam-se em tônicas e átonas. Sílaba é um fonema ou grupo de fonemas que são pronunciados por uma única emissão de voz. A base das sílabas na Língua Portuguesa são as vogais(a - e - i - o - u). Sem vogais, não há sílaba.

O que é sílaba tônica 4 ano?

A sílaba pronunciada com mais intensidade é chamada de sílaba tônica. Para classificar a posição da sílaba tônica, devemos contar as sílabas começando sempre da última sílaba para o começo da palavra.

O que é Tonico língua portuguesa?

O acento tônico está relacionado com a intensidade dos fonemas, e o acento gráfico, como o agudo e o circunflexo, marca a sílaba tônica.

Como saber se é oxítona Paroxitona ou proparoxítona?

Uma palavra oxítona, então, é aquela que possui a sílaba tônica no final da palavra, ou seja, na última posição da palavra. Já uma palavra paroxítona é aquela que possui como sílaba tônica a penúltima sílaba. Dessa forma, uma palavra proparoxítona é aquela que possui a sílaba tônica na antepenúltima posição da palavra.

Seria Paroxitona?

Classificação como paroxítonas Segundo uma visão mais tradicional, essas palavras são classificadas como paroxítonas, sendo terminadas em ditongo crescente: mágoa(má-goa); série(sé-rie);