O aparelho reprodutor, sistema reprodutor ou sistema genital é um sistema de órgãos dentro de um organismo que trabalham em conjunto com a finalidade de reprodução. Muitas substâncias não-vivas, tais como fluidos, hormônios e feromônios também são acessórios importantes para o sistema reprodutivo.

Qual é a definição do sistema reprodutor humano?

O Sistema Reprodutor é o responsável pela manutenção da vida humana, através da reprodução sexuada, que acontece pela junção de gametas, femininos e masculinos.

Quais são os órgãos que compõem o sistema reprodutor masculino e feminino?

O sistema reprodutor humano é o conjunto de órgãos responsáveis pela reprodução da espécie humana. Os aparelhos reprodutores também definem qual o sexo de uma pessoa, sendo o feminino e o masculino completamente diferentes um do outro.

Sistema Reprodutor Feminino | Anatomia etc

Função do sistema reprodutor Os sistemas reprodutores masculino e feminino atuam juntos para garantir a multiplicação da nossa espécie. Tanto o sistema genital masculino quanto o feminino são responsáveis pela produção dos gametas, ou seja, pela produção das células que se unirão na fecundação e darão origem ao zigoto.

Sistema Reprodutor Feminino | Anatomia etc

Quais são os órgãos que compõem o sistema reprodutor masculino?

O sistema reprodutor masculino inclui o pênis, o escroto, os testículos, o epidídimo, o canal deferente, a próstata e as vesículas seminais. O pênis e a uretra fazem parte dos sistemas urinário.

Quais são os órgãos que compõem o sistema reprodutor feminino?

Os órgãos internos são: vagina, ovários, trompas de Falópio e útero(ou tubas). Os órgãos externos são: monte de Vênus(monte púbico)e vulva, que engloba os grandes lábios, os pequenos lábios e o clitóris. O sistema reprodutor feminino, além de produzir os hormônios sexuais e óvulos, é onde se dá a fecundação.

Quais as principais diferenças entre o sistema reprodutor masculino e feminino?

Além das características particulares de cada um, uma diferença que podemos citar é que a uretra e o pênis desempenham funções em dois sistemas diferentes(urinário e reprodutor)no caso dos homens, enquanto nas mulheres o sistema urinário não participa de nada no reprodutor, tendo função exclusivamente excretora.

Quais as funções dos órgãos do sistema reprodutor feminino?

O sistema reprodutor feminino apresenta órgãos que garantem a formação de gametas, hormônios e o desenvolvimento adequado do bebê. O sistema reprodutor feminino é responsável pela produção dos hormônios progesterona e estrógeno e também pela produção dos gametas femininos.

Qual a função das glândulas seminais?

Logo atrás da próstata, estão as glândulas denominadas vesículas seminais, que produzem a maior parte do líquido para o sêmen. A uretra, que transporta a urina e o sêmen para fora do corpo através do pênis, atravessa o centro da próstata.

Porque o sistema reprodutor é importante a espécie humana?

O sistema reprodutor humano é importante para a manutenção da vida na Terra. O ser humano apresenta a reprodução sexuada e é por meio dela que existe uma troca de material genético entre indivíduos da mesma espécie. Através da fecundação pode-se criar um novo ser humano.

Qual é a função de reprodução?

A reprodução é uma das características que diferem os seres inanimados dos seres vivos. Ela consiste no processo em que um ou mais organismos produzem descendentes, passando a eles uma cópia de todos ou de alguns de seus genes. Assim, a reprodução é imprescindível para a manutenção das espécies.

Qual é a função da uretra?

A uretra é um órgão que garante que a urina seja levada da bexiga para o meio externo. Nos homens, apresenta ainda mais uma função, que é servir de passagem para o sêmen no momento da ejaculação. Assim, enquanto na mulher a uretra é exclusiva do sistema urinário; no homem, também faz parte do sistema reprodutor.

Qual é a função do ovário?

Os ovários são glândulas do sistema reprodutor feminino responsáveis pela produção e armazenamento das células reprodutoras dos óvulos. Sua função é produzir e armazenar óvulos que são liberados um em cada mês e recolhidos pelas tubas uterinas, enquanto a mulher tiver uma vida reprodutiva.

Quais são os hormônios produzidos pelos ovários?

Os principais hormônios sexuais femininos são o estrógeno e a progesterona, produzidos principalmente pelos ovários durante a vida reprodutiva. Além disso, o hormônio folículo-estimulante(FSH, sigla em inglês)é produzido pela hipófise, uma glândula localizada na base do cérebro.

Qual é a função do epidídimo?

Os epidídimos são dois tubos que conectam os testículos ao canal deferente e estão localizados na bolsa escrotal. Eles são responsáveis parte do processo de maturação, às vezes do armazenamento e também do transporte dos espermatozoides. A função pode parecer simples, mas é fundamental para a fertilidade masculina.

Onde se localiza o ovário?

Os ovários são órgãos em formato de amêndoas que possuem cerca de 3 cm de comprimento, 1,5 cm de largura e 1 cm de espessura. Eles estão localizados na porção superior da cavidade pélvica, um em cada lado do útero.

Qual lado da barriga fica o útero?

O útero é um órgão encontrado no corpo da mulher e que faz parte do sistema genital feminino. Ele está localizado na região inferior do abdome, na frente do reto e acima da bexiga. Esse órgão é bastante móvel, entretanto, possui vários ligamentos que garantem a sua fixação.

Quais os meios de fixação do ovário e do útero?

O ovário está preso ao útero e à cavidade pélvica por meio de ligamentos. O segmento do cabo que liga à parede pélvica é denominado ligamento suspensor do ovário e a porção do cabo que vai até o útero é o ligamento próprio do ovário.

Qual o principal órgão do sistema reprodutor masculino?

O pênis é o órgão copulador masculino. Ele possui tecidos esponjosos ricos em vasos sanguíneos: os corpos cavernosos do pênis e o corpo esponjoso do pênis.

Qual é o nome do aparelho reprodutor masculino?

Anatomia do Sistema Reprodutor Masculino Os órgãos que compõem o sistema reprodutor masculino são: uretra, pênis, vesícula seminal, próstata, canais deferentes, epidídimo e testículos.

Qual é a diferença entre a uretra feminina e masculina?

A uretra feminina é mais simples que a masculina: localiza-se logo atrás do púbis e antes da vagina. Na mulher, a uretra é mais curta com certa de 5 cm de comprimento e 8 mm de diâmetro. Enquanto que a uretra masculina é mais complexa e tem cerca de 16 cm e de 8 e 10 mm de diâmetro, desde a bexiga até o final do pênis.

Onde fica o canal da uretra?

A uretra é o canal que conduz a urina da bexiga para o exterior do corpo. Nos homens, termina no pênis e possui aproximadamente 20 cm de comprimento, enquanto nas mulheres termina na vulva(região externa do sistema genital feminino)e possui cerca de apenas 4 cm.

Qual o tamanho da uretra feminina?

Nos homens, a uretra mede cerca de 20 cm(8 polegadas)de comprimento e termina na extremidade do pênis. Nas mulheres, a uretra tem cerca de 4 centímetros(1½ polegadas)de comprimento e termina na vulva(a área dos órgãos genitais femininos externos).

Qual o processo de reprodução das plantas?

As plantas possuem duas formas de reprodução: a sexuada e a assexuada. A reprodução sexuada envolve a recombinação genética e a união de dois gametas, o que garante a variabilidade genética na espécie. ... A reprodução sexuada abrange a meiose e a fecundação.