A palavra consigo é um pronome pessoal reflexivo. Ele é aplicado à terceira pessoa do singular(ele consigo)ou à terceira pessoa do plural(eles consigo)e se refere a si mesmo, isto é, de si para si.

Como escreve eu sigo?

A palavra sigo também deriva do verbo seguir, acompanhar alguém, andar juntamente com essa pessoa: você sempre esteve comigo, por isso sigo sempre consigo!

Quando usa consigo?

Consigo é um pronome pessoal reflexivo que se aplica à terceira pessoa do singular ou à terceira pessoa do plural e se refere a si mesmo, ou seja, à própria pessoa, de si para si. A palavra consigo é formada pela preposição com e o pronome pessoal antigo sigo. Exemplos: Ele trouxe seu filho consigo.

Qual é o pronome de consigo?

Os pronomes si e consigo são reflexivos e, por este motivo, referem-se ao sujeito da oração, por exemplo: Maria gosta de elogiar a si. O pronome “si” faz referência ao sujeito “Maria”. Maria gosta de falar consigo.

Que tipo de pronome e consigo?

Esse é um PRONOME OBLÍQUO TÔNICO, assim como CONTIGO, CONSIGO, CONOSCO e CONVOSCO. O COMIGO é o mais usado de todos eles, mas o CONOSCO não fica muito atrás. Só que, ao contrário de COMIGO, o pronome CONOSCO deixa muita gente em dúvida na hora de falar e de escrever.

Quais são os pronomes interrogativos?

Os pronomes interrogativos são aqueles que utilizamos nas construções de perguntas diretas ou indiretas: que, quem, qual, quanto. Cada um desses vocábulos possui um valor e um uso específico na construção do enunciado.

Quais são os 7 tipos de pronomes?

Os pronomes podem ser pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos, indefinidos e também substantivos e adjetivos.

Qual a transitividade do verbo seguir?

Significado de Seguir verbo transitivo direto Acompanhar alguém; andar juntamente com outra pessoa; caminhar na mesma direção que alguém ou ir na mesma velocidade que esta pessoa; perseguir: é preciso seguir o professor durante a viagem; ela seguiu os passos de seu pai; os policiais seguiram os bandidos.

Como se escreve me sigam no Instagram?

Como escreve Sigam-me? Siga-me/Segue-me - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Existe um movimento de jovens católicos denominado «Segue-me». Um amigo nosso entende que o correto seria «Siga-me».

Como se escreve sigamos em frente?

Em frente é uma locução adverbial de lugar, que se refere a algo que se encontra, no momento, em uma posição frontal, diante, defronte. Além disso, pode também ter como significado o ato de se encontrar na presença de algo ou alguém. Ainda, pode ser o ato de seguir em frente.