Cinza com escrito preto: Carro particular, é o modelo de placa padrão; Vermelha com escrito branco: Carros de aluguel e transporte público; Branca com letras vermelhas: Carros de aprendizagem(autoescola); Branca com letras pretas: Carros oficiais(governos, bombeiros, polícia, etc);

O que significa veículo com placa azul?

As placas azuis apenas com as letras CC e os números são de carros de consulados. Veículos que estão sendo testados por montadoras também têm placa azul. Placas verdes vão para modelos utilizados por oficinas e concessionárias para teste ou test-drive. As placas mais raras em circulação são as pretas.

Qual o significado das letras na placa Mercosul?

A ordem das letras e números tem a ver com o Estado em que o veículo é emplacado. ... Esse procedimento começou a ser adotado em fevereiro de 1990, quando as placas amarelas(com duas letras e quatro números)foram substituídas pelas cinzas(com três letras).

O que significa placa branca com letras azuis?

Representação Diplomática Utilizada por veículos de corpo consular, órgãos internacionais e embaixadas, com as iniciais do representante aparecendo na tarjeta da placa. A placa tem fundo azul e letras brancas.

PLACA AZUL COM LETRAS BRANCAS, VOCÊ CONHECE? #DesafioLegTransito

Nas cores dos caracteres – Se a cor de fundo da placa era o que identificava a categoria do carro, agora, o que muda é somente a cor do caractere(letra e número). Um carro particular terá fundo branco com caracteres pretos, o de coleção, fundo branco e caracteres na cor cinza prata.

PLACA AZUL COM LETRAS BRANCAS, VOCÊ CONHECE? #DesafioLegTransito

Qual significado da primeira letra da placa dos carros?

Se você chegou até aqui é porque já deve saber que as letras iniciais das placas dos carros indicam o estado em que o carro foi originalmente emplacado ou licenciado, porém o que muitos acabam se confundindo é achar que somente a primeira letra da placa já resolve o mistério de qual estado o carro foi emplacado, e não ...

Qual a cor da placa do governo?

Os veículos oficiais do governo e das forças armadas devem usar esse tipo de placa. Placa verde e amarela com letras em dourado. Significa PRESIDÊNCIA. É usada apenas pelo Presidente da República e alguns representantes de outros altos cargos oficiais.

Quem pode usar placa vermelha?

Conforme o CONTRAN, todo carro de aluguel deverá utilizar essa cor ao emplacar o seu veículo. Conforme a legislação, entram, nessa categoria, os veículos em que os motoristas exercem atividade remunerada fazendo transporte de carga ou passageiros.

Qual a diferença entre as placas vermelhas e amarelas?

As placas de “pare” amarelas e vermelhas não têm o mesmo significado. A com o fundo vermelho, que indica regulamentação, obriga o condutor a parar o veículo antes de entrar na via. ... A amarela, no entanto, significa parada obrigatória à frente.

Quais as cores das placas educativas?

Cinza claro – há ainda algumas placas em estradas de fundo cinza claro, quase branco, e dizeres em preto – geralmente apenas texto. São as placas educativas. Elas trazem mensagens simples, cujo objetivo é a conscientização de condutores e usuários.

Porque as placas são vermelhas?

As placas vermelhas são de regulamentação, impositivas e exigem atenção redobrada dos motoristas. Elas indicam proibições, restrições, condições e obrigações no uso da via. Caso o condutor ignore suas mensagens, descumpre a lei e está sujeito às autuações cabíveis.

Como fica a placa preta com a placa Mercosul?

Com o início da vigência do padrão Mercosul, os veículos de coleção perderam a licença de cor negra: a chapa passou a usar caracteres cinzentos sobre um fundo branco. ... No último dia 13, o Contran(Conselho Nacional de Trânsito)autorizou que a placa para veículos de coleção volte a ser preta.

Como ler a placa Mercosul?

Enquanto o modelo antigo era do tipo LLL-NNNN, em que L é letra e N é número, a configuração adotada pelo Brasil da nova placa Mercosul é LLL-NLNN. Muito parecida com a anterior, com a diferença de que o caractere na quinta posição passa a ser uma letra e não um número.

Qual a diferença entre a placa vermelha e A cinza?

Placa vermelha com letras em branco: para carro na categoria aluguel,destinada a todos os veículos de transporte público e de carga. Placa preta com letras em cinza: modalidade colecionador, usada em veículos que têm mais de 30 anos de fabricação.

Como saber o estado pela letra da placa?

As três letras iniciais da combinação alfanumérica também revelam qual estado ele foi emplacado. Por exemplo, AAA a BEZ é no Paraná; BFA a GKI refere-se à São Paulo; LWR a MMM/ OKD a OKH/ QHA a QJZ à Santa Catarina, e assim por diante nos demais estados.

Como saber o ano do veículo pela letra da placa?

O ano de fabricação do carro é representado por letras, de A(1980)a Y(2000), e por números, 1(2001)a 9(2009), até que as possibilidades se esgotem e voltem a letras, A(2010)a Y(2030)e mais números. Curiosidade: as letras I, O e Q não são utilizadas no número do Chassi por serem parecidas com os números 1 e 0.

Quando o carro tem a placa vermelha?

Placa vermelha – os veículos que possuem a placa de cor vermelha são utilizados para transporte de carga ou de passageiros com fins remunerados para o motorista. Placa cinza – os veículos que possuem a placa de cor cinza são utilizados para transporte com fins particulares.

O que significa placa vermelha Mercosul?

Placa Vermelha: Placas vermelhas representam os famosos carros de aluguel. Este tipo de carro realiza o transporte de algo como forma de remuneração, como por exemplo, táxis, ônibus, dentre outros.

Como é a placa educativa?

As Placas Educativas tem a função de educar aos usuários da via quanto ao seu comportamento adequado e seguro no trânsito. Podem conter mensagens que reforcem normas gerais de circulação.