O nervo nasopalatino é responsável por inervar o palato duro, ou seja, a parte anterior do céu da boca, na região dos dentes incisivos e caninos.

Qual área e Inervada pelo nervo alveolar superior posterior?

Inervação da arcada dentária superior Ele cursa lateralmente ao seio cavernoso, e deixa o crânio através do forame redondo, na fossa craniana média, em direção à fossa pterigopalatina. Ali ele se divide, originando quatro ramos relevantes para a inervação dos dentes: nervo infraorbital. nervo alveolar superior ...

Qual o território de inervação do nervo alveolar superior anterior?

É responsável pela inervação dos dentes incisivos e caninos superiores, mucosa alveolar vestibular, ligamento periodontais desses dentes e a mucosa do seio maxilar; Nervo Alveolar Superior Médio: tem origem do nervo infra-orbital, percorrendo a parede do seio maxilar, chegando à região dos dentes pré-molares superiores ...

O que o nervo alveolar superior posterior inerva?

O nervo alveolar superior posterior tb é ramo colateral do nervo maxilar. Responsável pela inervação da polpa e periodonto dos dentes molares exceto da raiz mésio-vestibular do 1o molar superior, inerva ainda a gengiva vestibular desta região .

Anestesia por bloqueio do nervo alveolar superior posterior

Finalmente, o nervo alveolar superior anterior descende para formar a porção anterior do plexo dentário superior. Ele inerva o aspecto anterior do seio maxilar, bem como os incisivos e caninos.

Anestesia por bloqueio do nervo alveolar superior posterior

Quais os dentes e estruturas Inervadas pelo nervo alveolar superior anterior?

O nervo maxilar emite ramos colaterais, dentre eles o nervo alveolar superior anterior(NASA), que inerva dentes incisivos e caninos e seus ramos inervam o periodonto e gengiva desses mesmos dentes.

Onde passa o nervo alveolar superior?

O nervo alveolar superior anterior abandona o nervo infraorbital no canal infraorbital, podendo ser único ou como dois ou três filetes. Percorre a parede anterior do seio maxilar. Dá origem a um ramo nasal para a mucosa da parte anterior da parede lateral e para o soalho da cavidade nasal.

Quais os nervos inervam a maxila?

Os ramos do nervo maxilar que inervam a área maxilar ou segunda área facial incluem os nervos palatinos maior e menor, o nervo faríngeo recorrente, os nervos nasais posteriores superiores, o nervo nasopalatino e o nervo alveolar superior, e todos realizam sinapses no gânglio pterigopalatino.

Quais nervos fazem a inervação da mucosa do palato?

Inervação Sensorial: Mucosa do palato duro(via nervo palatino superior)Mucosa do palato mole(via nervo palatino inferior e nervo faríngeo)Nariz e palato(via nervo nasopalatino)

Como anestesiar nervo palatino maior?

A anestesia odontológica é aplicada a partir de uma agulha curta com calibre 27. Ela é injetada após o profissional secar a mucosa. A área de introdução da agulha corresponde à região do forame palatino maior. Dessa forma, o profissional posiciona a agulha e introduz a uma profundidade de 4mm, aproximadamente.

Quais são as regiões Inervadas pelo nervo infraorbital?

O nervo infraorbital emerge via forame infraorbital, localizado imediatamente abaixo da borda inferior da crista infraorbital e, por meio de vários ramos, inerva a face média, pálpebra inferior, lado do nariz e lábio superior ipsilaterais.

Qual o ramo do nervo maxilar responsável pela inervação sensitiva de cada um dos dentes superiores?

O nervo maxilar(V2)é o segundo ramo do nervo trigêmeo, sendo responsável pela inervação da porção do terço médio da face, compreendendo as maxilas, abrangendo a área cutânea da fronte, porção ântero-posterior do couro cabeludo e lábio superior.

Quais os nomes dos ramos motores do nervo trigêmeo?

O nervo trigêmeo(trigémeo)é o quinto nervo craniano e possui três divisões bem definidas: o ramo oftálmico, o ramo maxilar e o ramo mandibular. Os ramos oftálmico e maxilar contém apenas fibras sensitivas, enquanto o ramo mandibular possui tanto fibras sensitivas quanto fibras motoras.

Como ocorre a inervação do palato?

É inervado pelo plexo faríngeo, que tem suas fibras motoras originadas do nervo vago(NC X)e da porção cranial do nervo acessório(NC XI). Este plexo inerva todos os músculos do palato mole, exceto o músculo tensor do véu palatino.

Quem inerva o músculo tensor do véu palatino?

Inervação. Como outras estruturas derivadas do primeiro arco faríngeo, o músculo tensor do véu palatino é inervado pela divisão mandibular do nervo trigêmeo(NC V), que emite o nervo para o pterigóideo medial.

Quais as estruturas anestesiadas pelo nervo maxilar?

É um nervo exclusivamente sensitivo e suas ramificações são responsáveis por inervar a pele da face, da pálpebra inferior, da bochecha e do lábio superior, parte da mucosa nasal, a mucosa do palato e véu palatino, todos os dentes do arco superior e a região gengival da maxila.

Qual é a função do nervo trigêmeo?

É um dos maiores nervos cranianos. Sua origem aparente no encéfalo se localiza entre a região lateral da ponte e o pedúnculo cerebelar médio, com uma grande raiz sensitiva e uma pequena raiz motora. Ele possui uma grande função sensitiva da cabeça e motora na mastigação.

Qual a função do nervo Auriculotemporal?

Inerva a glândula da parótida, membrana timpânica, cápsula da ATM, concha da orelha e o couro cabeludo da região temporal.

Onde fica o nervo alveolar?

O nervo alveolar inferior é um ramo do nervo mandibular, que é o 3º ramo do nervo trigêmeo. O nervo alveolar inferior encontra-se inferior e anteriormente ao aspecto medial do ramo mandibular.

Quais áreas serão anestesiadas quando é realizado o bloqueio do nervo alveolar superior posterior?

no bloqueio do nervo alveolar superior posterior, as áreas anestesiadas são as polpas do primeiro e segundo pré-molares maxilares e raiz mesio vestibular do primeiro molar.

Quais são os dentes anteriores?

Os dentes anteriores são os seis dentes localizados na frente da boca em cada arcada. Logo atrás deles estão os pré-molares, e os molares estão localizados no fundo da boca. Os oito incisivos são os dentes achatados, quadrados e afiados, localizados na frente e no centro, usados para cortar alimentos.

Quais são as estruturas anatômicas dos dentes?

Divisão anatômica: esmalte, dentina, polpa, cemento.