Caso você apresente a COVID-19 não é necessário refazer os exames até que se obtenha um resultado negativo. Existe a indicação de necessidade de exames negativos em algumas situações específicas, como pacientes durante internação nos hospitais para a realização de cirurgias ou em algumas situações clínicas relacionadas a pacientes imunodeprimidos.

Fikante

Preciso refazer os exames até darem negativo para a doença se eu tive ou estou com COVID-19?

A pessoa com COVID-19 confirmado deve permanecer em quarto preferencialmente com banheiro separado. Quando conviver com as demais pessoas da casa, deve usar máscara protetora(do tipo cirúrgica, simples), manter as mãos bem limpas e de preferência com álcool gel e praticar a etiqueta respiratória.• Minimizar o contato com os outros moradores da residência• Não dividir utensílios e aparelhos eletrônicos de uso pessoal• Higiene constante do ambiente e das mãos• Respeitar as recomendações médicas de isolamento e não sair de casa

Saiba como deve ser o isolamento domiciliar

O que é e quem deve ficar em isolamento respiratório domiciliar durante a pandemia da COVID-19?

Todos os pacientes com suspeita clínica forte de COVID-19 e os com doença confirmada(exame de RT-PCR de nasofaringe positivo)devem ficar 10 dias em isolamento respiratório domiciliar, isto é, devem ficar preferencialmente sozinhos no quarto, afastados de seus familiares e amigos.

Como deve ser feita a limpeza de superfícies para evitar o coronavírus(COVID-19)?

• Higienize regularmente as mãos com álcool gel 70% ou água e sabonete.• Mantenha, pelo menos, 2 metros de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando. Quando alguém tosse ou espirra, elimina pequenas gotas do nariz ou da boca, que podem conter o vírus.• Evite tocar nos olhos, nariz e boca. As mãos tocam muitas superfícies e podem pegar carregar o vírus.• Cubra a boca e o nariz quando tossir ou espirrar, preferencialmente com lenço descartável. Em seguida, descarte-o imediatamente e higienize as mãos.• Fique em casa se não se sentir bem. Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico e ligue para o seu médico. Siga as instruções da sua autoridade sanitária local.

Posso não apresentar sintomas da COVID-19, mas transmiti-la?

A limpeza de superfícies pode ser feita com água e sabão(qualquer sabão de uso comum, como detergentes), álcool a 70% ou hipoclorito(água sanitária)a 0,1%. Deve-se tomar cuidado com aspersão de água sanitária, que é tóxica para mucosas inclusive do trato respiratório. O ideal é que a limpeza seja feita com a máxima frequência possível, no mínimo uma vez ao dia, em qualquer período.

Posso consumir carne de porco se estiver com COVID-19?

Sim, você pode ter o vírus, não apresentar sintomas e transmitir o vírus para outras pessoas.

Cómo se propaga principalmente COVID-19?

De acordo com as evidências científicas atuais, existe a possibilidade de uma nova contaminação pelo vírus causador da COVID-19. Já houve relatos de casos no mundo de pacientes que adquiriram 2 vezes o vírus. Portanto, todas as medidas de prevenção deverão ser mantidas, mesmo que você já tenha sido diagnosticado(a)previamente, sempre seguindo as recomendações dos órgãos sanitários.

Como limpar objetos e utensílios em casa para prevenir COVID-19?

Não há restrições alimentares relacionadas a Covid-19.

Devemos ficar em casa para nos proteger do coronavírus(COVID-19)?

As partículas virais liberadas com a saliva podem permanecer flutuando no ar por cerca de 40 minutos e até 2h30min. Os vírus que se depositam sobre uma superfície, dependendo das características dessa superfície, podem permanecer viáveis por algumas horas ou até dias.

A internação é necessária para todo caso positivo para o teste do COVID-19?

O vírus pode se propagar de pessoa para pessoa por meio de gotículas do nariz ou da boca que se espalham quando alguém doente tosse ou espirra. A maioria dessas gotículas cai em superfícies e objetos próximos, como mesas ou telefones.As pessoas também podem se contaminar ao respirarem gotículas provenientes da tosse ou espirro de uma pessoa doente.

Quando devo utilizar uma máscara caseira?

A doença de coronavírus 2019(COVID-19, do inglês coronavirus disease)nome oficial da doença de acordo com a Organização Mundial da Saúde(OMS)resulta em doença respiratória grave como pneumonia e insuficiência pulmonar, além de manifestações digestivas e sistêmicas.

Para que é usado o teste rápido de COVID-19?

Produtos de limpeza a base de cloro ou álcool são eficazes para a limpeza da casa. Detergente comum é adequado também para a lavagem de louças.Os vírus respiratórios se espalham pelo contato, por isso a importância da prática da higiene frequente, a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, brinquedos, maçanetas, corrimão, são indispensáveis para a proteção contra o vírus. Deve-se evitar compartilhar objetos como pratos, copos e talheres.

O que devo fazer se uma pessoa tossir ou espirrar do meu lado para prevenir o COVID-19?

O distanciamento social é uma medida comportamental importantíssima neste momento, não só para a proteção individual, mas para diminuir a velocidade da propagação do vírus. Se você puder trabalhar de casa e/ou sair pouco ou nada de casa, faça isso! Caso necessário, procure frequentar farmácias, supermercados ou qualquer outro comércio em horários alternativos.

Como higienizar o cachorro após os passeios para evitar a contaminação do COVID-19?

Há critérios bem definidos e embasados pela literatura científica que determinam os sinais e sintomas que indicam necessidade de internação conhecido como Síndrome Respiratória Aguda Grave. A internação deve ser definida pela sua equipe médica, mas é indicada para pacientes com febre e sinais/sintomas respiratórios que apresentem agravamento dos sintomas, como insuficiência respiratória aguda ou sepse, ou que tenham exame de imagem radiológica sugestiva de pneumonia.

O que mais é importante na confecção de máscaras, além do tecido?

Sempre que precisar entrar em contato próximo(menos de um metro)de outras pessoas, deslocar-se ou permanecer em um espaço onde há maior circulação de pessoas, como mercados, farmácias e hospitais.

Fikante